Comissão de Trabalhos Científicos

Os trabalhos científicos no Simpósio serão avaliados pela seguinte Comissão Científica:


Prof. Ana Tania Lopes Sampaio

Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva – UFRN
Coordenadora do Estágio Saúde Coletiva de Medicina - UFRN
Coordenadora da Linha de pesquisa Transdisciplinaridade e Integralidade na Saúde-UFRN
Vice-coordenadora do Curso de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde-UFRN
Conselheira Federal de Enfermagem




Prof. Adriana Ramos de Miranda

Doutora em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2008), mestre em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2002), bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1997). Atua na área de Física Experimental, com experiência na utilização de técnicas de espectroscopia. Possui experiência na pesquisa da água, com ênfase em estudos fenomenológicos relacionados a química, biologia e medicina. Recentemente esteve vinculada a Universidade Estadual de Campinas como pós doutoranda do Departamento de Eletrônica Quântica. Atualmente trabalha com o desenvolvimento de lasers randômicos a partir de tecidos biológicos, com ênfase em aplicações diagnósticas, no Centro de Lasers e Aplicações do IPEN.



Fabrício Rossi


Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado (2005) e doutorado (2009) em fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), pós-doutorado pela FAPESP na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA). Professor do departamento de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP).

 



Prof. Fernando Bignardi

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1980). Pós graduado em Homeopatia, Pisicoterapia Psicossomática, caracterologia Reichiana e Equoterapia. Bem como em Geriatria e Gerontologia, Medicina Comportamental e Cuidados Integrativos pela UNIFESP. Atualmente é coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP onde, além da pesquisa epidemiológica sobre o envelhecimento, vem desenvolvendo linha de pesquisa com a aplicação da Transdisciplinaridade à Saúde.
É Palestrante e Consultor em Medicina Corporativa, Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Atuou em empresas como: Natura,Ara Cruz, Caixa Econômica Federal, Alcoa, BM&F, SESI, SEBRAE,etc. Foi destaque na matéria de Capa da Revista Isto é sobre a Medicina da Meditaçào pelo seu trabalho realizado no Centro de Estudos do Envelhecimento pelos resultados obtidos com o uso da Meditaçao como ferramenta de cura.



Profa. Irvênia Prada

Irvenia Luiza de Santis Prada é Médica Veterinária pela Universidade de São Paulo. Profa. Titular em Anatomia Animal com enfoque em Neuroanatomia. Docente aposentada de graduação e de pós-graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, onde recebeu o título de Profa. Emérita.

Foi presidente e depois assessora da Comissão de Ética, nessa Faculdade, foi presidente do Conselho Orientador do Zoológico de São Paulo e Diretora-Substituta nessa instituição, ocupa a cadeira de no. 21 na Academia Paulista de Medicina Veterinária.

Idealizadora e coordenadora do movimento “Medicina Veterinária e Espiritualidade”, junto à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, iniciado em 08 de dezembro de 2010, cujos eventos são transmitidos pela internet.

Membro da AME – Associação Médico-Espírita de São Paulo, do Brasil e Internacional, onde atua como palestrante e escritora.

É autora dos livros: - “A Alma dos Animais” (enfoque acadêmico) - “A Questão Espiritual dos Animais” (enfoque espírita).

É autora dos capítulos em livros:
1. “Os Animais são Seres Sencientes” (no livro “O Uso Prejudicial de Animais no Ensino Superior”)
2. “A Neurociência a Favor do Anencéfalo” (no livro “A Vida do Anencéfalo”, editado pela AME - Brasil)
3. “Considerações filosóficas sobre o uso que fazemos dos animais. Temos o direito de dispor deles?” (no livro “Direitos dos animais em Debate: faces da intolerância”)

Encontra-se fortemente inserida no contexto do Bem-Estar Animal, participando de cursos, palestras, congressos e debates sobre proteção e defesa dos animais. É membro do Fórum Nacional de Proteção e Defesa dos Animais.

 



Adriana Ramos de Miranda

Doutora em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2008), mestre em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2002), bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1997). Atua na área de Física Experimental, com experiência na utilização de técnicas de espectroscopia. Possui experiência na pesquisa da água, com ênfase em estudos fenomenológicos relacionados a química, biologia e medicina. Recentemente esteve vinculada a Universidade Estadual de Campinas como pós doutoranda do Departamento de Eletrônica Quântica. Atualmente trabalha com o desenvolvimento de lasers randômicos a partir de tecidos biológicos, com ênfase em aplicações diagnósticas, no Centro de Lasers e Aplicações do IPEN.



Paulo Montenegro Sloboda


Médico homeopata, terapeuta com enfoque transpessoal, Frequências de Brilho, PSYCH-K, Constelação Familiar sistêmica, Cura Reconectiva e Practitioner The Reconnection. Fundador e diretor da Escola de Desenvolvimento Multidimensional-EDEM.

 



Prof. Raul Marinho

Dr. Raul Marino Jr. é Professor Titular Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, doutorado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade de São Paulo (1971), professor livre-docente do Departamento de Neuropsiquiatria da Faculdade de Medicina da USP exercendo a função de docente e pesquisador no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP de 1976 a 1984, professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP de 1984 a 1990, e Professor Livre Docente em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP. 


Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, cirurgia da hipófise, da dor, do Parkinson, da coluna e dos tumores cerebrais.
Foi bolsista durante seis anos nos Estados Unidos e Canadá, na Universidade de Harvard (Boston), McGill em Montreal e no National Institute of Health (NIH, em Bethesda, Maryland). Tem nove livros publicados.

 



Ricardo Monezi

Mestre em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), está concluindo doutorado pelo Departamento de Psicobiologia e atua como docente dos cursos de especialização em "Medicina Comportamental" e "Teorias e Técnicas para o Cuidado Integrativo". Pesquisador da Unidade de Medicina Comportamental (Depto de Psicobiologia) e do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas (NUMEPI) (Depto de Neurologia e Neurocirurgia). Docente concursado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência nas áreas de docência e pesquisa em Morfologia humana, Fisiopatologia humana, Medicina integrativa e Fisiologia do comportamento, com ênfase em Psiconeuroimunoendocrinologia.



Roberto Cardoso


Foi docente e é Doutor em Ciências da UNIFESP. Membro fundador do NUMEPI-UNIFESP (Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas).
Sua forma operacional de meditação foi reproduzida pelo NIH (National Institute of Health) e reconhecida por publicação da AHRQ (Agency for Healthcare Research and Quality) como a melhor operacionalização de meditação, hoje disponível.
Docente e organizador da Disciplina de Pós-Graduação "Bases da Oratória e Didática". Departamento de Obstetrícia / UNIFESP. Docente e organizador do “Curso de Facilitadores de Meditação em Saúde” do NUMEPI-UNIFESP.
Autor de artigos e capítulos de livros, e também dos livros “Medicina e Meditação” (MG Editores) e “Tetos Profissionais” (Editora Paulinas). Há 12 anos, atua como palestrante, no meio médico e empresarial. Roberto Cardoso é médico há mais de 25 anos, e meditador há mais tempo ainda.

 



Wallace Liimaa

O idealizador e organizador do Simpósio é o físico quântico Wallace Liimaa, professor, engenheiro eletrônico, palestrante internacional, escritor e terapeuta quântico. Ganhador do prêmio “Noetic Medal for Counsciousness and Brain Research” concedido pelo Instituto de Ciências Noéticas Avançadas da Califórnia em 2009, e do Prêmio Kokhmahá – Sabedoria, concedido no 7º Encontro Estadual de Terapeutas e Profissionais Holísticos, em Porto Alegre, em 2012. 
O Professor Wallace Liimaa vem dando importante contribuição na divulgação de um novo paradigma científico com base na Física Quântica e Relativística, bem como na Neurociência, Epigenética e outras áreas da ciência contemporânea e vem estabelecendo um diálogo com cientistas de várias partes do mundo com o objetivo de propagar na sociedade e no meio acadêmico esses conhecimentos, de modo a introduzir novas práticas de saúde não invasivas capazes de contemplar a multidimensionalidade e a complexidade da existência humana.

 



Profa. Dra. Sissy V. Fontes


É Professora Afiliada do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Doutora em Ciências pela Unifesp; Mestre em Neurociências pela Unifesp; Fisioterapeuta; Professora de Educação Física; Coordenadora do Ambulatório de Cuidados Integrativos do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares da Disciplina de Neurologia Clínica do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp; Docente Responsável pela Disciplina Eletiva: Medicina Integrativa, Práticas Integrativas e Complementares e Cuidados Integrativos em Neurologia dos Cursos de Graduação da Escola Paulista de Medicina, Escola Paulista de Enfermagem e do Departamento de Fonoaudiologia da Unifesp; Coordenadora do Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da Unifesp; Coordenadora do Programa de Extensão (Social e de Pesquisa) em Cuidados Integrativos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unifesp; Coordenadora, Orientadora e Pesquisadora da Linha de Pesquisa em Cuidados Integrativos da Unifesp, com ênfase na área de Neurociências e sobre os temas: Práticas Integrativas e Complementares, Medicina Integrativa, Transdisciplinaridade, Reabilitação Neurológica, Fisioterapia Neurofuncional, Propedêutica Neurológica, Semiologia Cinesiológica Funcional, Doenças Cerebrovasculares, Doenças Neuromusculares, Promoção de Saúde, Saúde e Espiritualidade; Membro Fundadora do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas e Complementares (NUMEPI) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unifesp. Foi docente, por mais de 5 anos da Disciplina de Fisioterapia Neurofuncional da Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Santa Cecília. É organizadora e autora de vários capítulos do primeiro livro texto nacional sobre Fisioterapia Neurofuncional (Fontes, SV, Fukujima MM, Cardeal JO. Fisioterapia Neurofuncional: fundamentos para a prática, Atheneu: São Paulo, 2007; autora de vários capítulos de livro texto nas áreas de Reabilitação e Fisioterapia, e autora de vários artigos científicos em revistas indexadas sobre Reabilitação Neurológica, Fisioterapia Neurofuncional e Cuidados Integrativos.