Romeu Carrilo Jr.

Romeu Carrilo Jr.

Médico-Chefe da Clínica de Homeopatia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (CH-HSPM).

Pesquisador responsável pelos protocolos de pesquisa da Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia (ABRAH) e presidente da entidade.

Mestre em Morfologia Aplicada.

Conferencista.
Escritor e autor do livro que da nome ao tema da palestra (O Milagre da Imperfeição).



Tema da Palestra:

O Milagre da Imperfeição - vida saúde e doença numa visão sistêmica

Nos últimos anos, grande parte da comunidade científica tem desafiado as concepções convencionais sobre organização dos sistemas vivos, apontando para novas teorias com implicações filosóficas e sociais revolucionárias. No entanto, conceitos como: dinâmica de redes, sistemas funcionais, complexidade, autopoiese, estruturas dissipativas, fractais, etc. parecem distanciar ainda mais o "discurso da ciência" do senso comum.
Sobre um histórico das diversas teorias que levaram aos atuais conceitos de vida, saúde e doença, o objetivo da apresentação é discutir as necessárias mudanças paradigmáticas sob um ponto de vista conectado à visão sistêmica, onde as partes não fazem sentido sem o todo, e este, não existe sem suas partes.
Nesse campo vale a pena igualmente discutir o quanto as imperfeições são oportunidades de transformação e não erros da natureza a serem corrigidos e dominados pelos padrões da "ciência egemônica". Nesse sentido, a doença não é um mal em si, mas um estímulo para a capacidade de adaptação do ser, que deve ser monitorada e direcionada para o "aprendizado do sistema".